quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Geografia - Projeto Globalização - Introdução

Os alunos do 3º ano – Ensino Médio, ao longo do ano, desenvolveram atividades relacionadas ao projeto interdisciplinar: GLOBALIZAÇÃO.

Durante o 1º trimestre, os alunos trabalharam com conceitos de Geopolítica e Globalização, através da leitura de textos, discussões em sala de aula e produção de textos sobre a Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial.

Ao longo do ano, temas de “atualidades” do Jornal Mundo foram trabalhados a partir da leitura , discussão e produção de textos, com o objetivo de articular diferentes fatos e desenvolver o “pensamento global”, isto é, promover a leitura de notícias no contexto da economia e geopolítica globalizada.Exemplos de temas: Crise mundial, Economia do petróleo, Hidroconflitos, Eixo China-EUA, “100 anos do Fordismo”, “50 anos da Revolução Cubana”, “30 anos da Revolução Islâmica” e outros.

Nos meses de Maio e Junho, os alunos assistiram trechos do documentário “O mundo global visto do lado de cá” – baseado no livro “Por uma outra globalização” de Milton Santos. Em grupo, produziram texto, com o objetivo de argumentar as frases:“O mundo tal como nos fazem crer: a globalização como fábula”, “O mundo como é: a globalização como perversidade” e “O mundo como pode ser: uma outra globalização”

Ainda no mês de junho, os alunos, leram textos sobre “Fluxos de capitais e de mercadorias” e “As organizações internacionais: OMC, BIRD, FMI e Blocos econômicos.” Em grupo, produziram texto, com o objetivo de analisar a dinâmica da economia globalizada, demonstrando fatos, críticas e possibilidades.No mês de agosto, trechos de documentários foram assistidos: “Relacionamentos virtuais” e “Geração internet”. Os alunos, em grupo, produziram textos com o objetivo de analisar os comportamentos dos jovens que participam intensamente das redes sociais virtuais, levando em consideração: a noção de privacidade e espaço pessoal, o conceito de segurança, o conceito de identidade pessoal e os vícios de jogos online. Entre os meses de agosto e setembro, cada grupo de alunos, escolheu um tema para aprofundamento e preparou apresentação em power point para a classe. Os temas foram: “Crimes virtuais”, “Cidades globais e tecnopolos”, “Economia globalizada: transportes, telecomunicações e turismo”, “Geopolítica ambiental”, "Fluxos populacionais internacionais”, “Mídia e a globalização”, "Globalização e o mercado de trabalho” e “Movimentos de resistência à globalização”.Veja todas as apresentações.
Em breve, os alunos, individualmente, produzirão textos com o objetivo de articular os diferentes temas apresentados.

Adilson GonçalvesProf. de Geografia – ensino médio15/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário